Conceito da pá do rotor

As pás do rotor dos aerogeradores Wobben/ENERCON estabelecem novos padrões na tecnologia eólica, no que diz respeito ao rendimento, às emissões acústicas e à minimização de cargas. Graças à alteração da geometria da pá, agora também se tira partido da parte interna da pá, aumentando assim consideravelmente a produção energética. Além disso, as pás do rotor apresentam uma menor susceptibilidade a turbulências e asseguram um fluxo de ar uniforme ao longo de todo o perfil da pá. As pontas das pás (também designadas de Tips) foram otimizadas para reduzir as emissões acústicas e para aumentar a produção energética. As turbulências originadas por altas e baixas pressões nas pontas das pás deixam de afetar a área do rotor. Deste modo, a pá é aproveitada em todo o seu comprimento sem perdas de energia devido a turbulências. O alto grau de eficiência das pás Wobben/ENERCON reflete-se nas curvas de potência de todos os aerogeradores: Todas as medições confirmam que se alcançam coeficientes de potência (Cp) acima de 0,5.

Vantagens das pás de rotor Wobben/ENERCON:

•  Maior eficiência graças à nova geometria da pá
•  Redução das emissões acústicas devido à otimização das pontas das pás
•  Vida útil prolongada devido à redução das cargas
•  Transporte mais fácil graças à forma mais estreita das pás

As pás Wobben/ENERCON são fabricadas pelo método de infusão a vácuo, numa estrutura de construção tipo “sanduiche”. As telas de fibra de vidro, que se colocam dentro de um molde, são impregnadas com resina através de um sistema formado por tubos e uma bomba de vácuo. Assim se evita a formação de bolhas de ar no laminado. Para uma proteção eficaz da superfície das pás contra as influências atmosféricas, tais como o vento e a chuva, a radiação ultravioleta ou as agressões causadas pela erosão e pelos esforços de flexão, no processo de acabamentos da pá Wobben/ENERCON é aplicado um sistema de proteção à base de “Gelcoat”, massa de enchimento, tinta de proteção de bordos e tinta de acabamento. Em geral, este sistema de proteção consiste num composto de poliuretano bi-componente, isento de solventes. Para suportar as tensões provocadas pelo vento ao longo de toda a vida útil do aerogerador, as pás Wobben/ENERCON dispõem de uma área de ligação com um diâmetro de grandes dimensões. Além disso, a fixação das pás através de duas fileiras de parafusos, especialmente desenvolvida pela ENERCON para aerogeradores grandes, proporciona uma distribuição uniforme de cargas, aumentando assim a segurança. Este sistema constitui um fator determinante, sobretudo em locais com ventos extremos e cargas fortes.

 

Acionamento direto

O sistema de acionamento dos aerogeradores da Wobben/ENERCON segue um princípio simples: ao reduzir o número de componentes rotativos, minimizam-se as sobrecargas mecânicas e aumenta-se a vida útil da máquina. Os custos de manutenção e de intervenções do Service diminuem (por exemplo, há um menor desgaste de peças e não é necessário mudar o óleo, porque não há engrenagem). Consequentemente, reduzem-se também os custos de funcionamento da máquina. O hub do rotor e o gerador em anel encontram-se diretamente ligados entre si como uma unidade fixa sem necessidade de um sistema de engrenagem. Graças aos rolamentos, o rotor assenta sobre um eixo fixo, denominado de pino do eixo. Ao invés dos aerogeradores convencionais com engrenagem e que dispõem de um enorme número de pontos de contato no mesmo conjunto de transmissão, o sistema de acionamento da Wobben/ENERCON utiliza apenas dois rolamentos que giram com suavidade. Tudo graças à velocidade moderada de rotação do acionamento direto.

Apesar de há alguns anos o único componente em aço fundido ser o hub do rotor, atualmente é possível fabricar outros componentes principais como por exemplo, o adaptador da pá, o pino do eixo e o suporte da máquina com modernos processos de fundição de grafite esferoidal. A  Wobben/ENERCON, em estreita colaboração com empresas de fundição, procura o aperfeiçoamento contínuo dos seus componentes. Todos os componentes de fundição são desenhados em um  programa de CAD 3-D e processados seguindo o método de elementos finitos para analisar os níveis excessivos de tensão em pontos críticos. As medições ajudam o desenhista a verificar e a otimizar a funcionalidade durante toda a fase de desenvolvimento do protótipo. Para assegurar a identificação e a rastreabilidade de cada peça de fundição, a Wobben/ENERCON atribui um código de barras a cada componente que permite identificá-lo em caso de ocorrência de um eventual problema de qualidade. Para poderem ser utilizadas no processo de produção, as peças de fundição têm de passar por rigorosos controles de qualidade. Desta forma também se garante que as peças de fundição fornecidas respeitem os altos níveis de qualidade exigidos pela Wobben/ENERCON.

Desde meados de 2009, a Wobben/ENERCON também pode produzir exclusivamente os componentes de fundição para os seus aerogeradores.

Procedimentos de controle de qualidade em peças de fundição Wobben/ENERCON:

• Análise estrutural do componente
• Teste por ultrassons
• Teste por raios X