Gerador em anel

O gerador em anel desempenha um papel de apoio no âmbito do conceito de aerogeradores Wobben/ENERCON, sem sistema de engrenagem. Em conjunto com o hub do rotor, o gerador proporciona um fluxo energético praticamente sem fricção. A rotação suave dos poucos componentes móveis garante um desgaste mínimo dos materiais. Ao contrário dos geradores de alta velocidade convencionais, o gerador em anel da Wobben/ENERCON está praticamente isento de desgastes mecânicos e destina-se a esforços particularmente acentuados e a uma vida útil prolongada. O gerador em anel Wobben/ENERCON é um gerador multipolar, síncrono e sem acoplamento direto à rede. A tensão e a frequência de saída variam de acordo com a velocidade de rotação e são convertidas para a rede através de um circuito intermediário de corrente contínua e inversores. Desde modo, se alcança uma elevada variabilidade da velocidade.

Vantagens do gerador em anel Wobben/ENERCON:

• Sem sistema de engrenagem
• Desgaste mecânico reduzido graças à rotação suave da máquina
• Redução de tensões devido à elevada variabilidade da velocidade
• Controle otimizado do rendimento
• Alto nível de compatibilidade com a rede

 

Estator e rotor

Para cumprir os requisitos da Wobben/ENERCON e conseguir uma vida útil longa, os enrolamentos de cobre do estator (a parte estática do gerador em anel) são concebidos na classe de isolamento F (155ºC). Devido à sua semelhança com o entrelaçado de um cesto, o enrolamento de cobre também se poderia designar de cesto fechado de uma só camada. Este consiste em fios individuais arredondados que são amarrados e isolados com verniz. Na Wobben/ENERCON, a colocação dos enrolamentos de cobre é um trabalho exclusivamente manual. Apesar da crescente automatização existente em outras áreas do processo de fabricação, neste caso optou-se pelo trabalho manual. Desta forma, se garante um controle integral dos materiais processados. Além disso, um procedimento especial permite a aplicação de um enrolamento contínuo que se insere do princípio ao fim sem interrupções.

Vantagens do enrolamento contínuo:

• Evita defeitos de fabricação na elaboração de ligações elétricas
• Mantém a elevada qualidade do sistema de isolamento do condutor de cobre
• Não há resistências de contato
• Evitam-se pontos susceptíveis de corrosão e desgaste

O campo magnético do enrolamento do estator é acionado através de polos magnéticos. Estes se encontram no rotor, a parte móvel do gerador em anel Wobben/ENERCON. Uma vez que a forma e a posição dos polos magnéticos têm uma influência determinante sobre as emissões acústicas do gerador em anel, o departamento de investigação e desenvolvimento da Wobben/ENERCON dedicou especial atenção a este aspecto. O resultado: a ótima adaptabilidade dos polos magnéticos à rotação suave do gerador em anel Wobben/ENERCON não gera ruído.

 

Comportamento térmico

O gerador em anel da Wobben/ENERCON caracteriza-se por um controle otimizado da temperatura. Com a ajuda de inúmeros sensores térmicos é possível monitorizar permanentemente as áreas mais quentes do gerador. A temperatura que ativa os sensores é consideravelmente inferior à resistência térmica dos materiais de isolamento do gerador em anel. Deste modo, previnem-se sobrecargas devido a temperaturas extremas.

 

Garantia de qualidade

Para garantir o elevado nível de qualidade da Wobben/ENERCON, todos os geradores em anel são produzidos exclusivamente em fábricas de produção própria, garantindo sempre a utilização de materiais de primeira qualidade. A estreita colaboração com os fornecedores revelou ser a solução mais fiável para assegurar a máxima qualidade do material. Deste modo, por exemplo, os fios de cobre envernizados são submetidos a mais testes dos que estão definidos nas normas, os polos magnéticos e as bobinas são submetidos a provas de tensão e choque. As amostras e os resultados são posteriormente guardados em sistema informático