O objetivo da assistência técnica da Wobben/ENERCON, designada de Service, é assegurar e manter a disponibilidade operacional de todos os aerogeradores da Wobben/ENERCON. Seguindo o princípio "Service, muito perto de você”, cerca de 2.500 colaboradores em todo o mundo asseguram a manutenção e a conservação dos aerogeradores o mais rapidamente possível. Isto garante períodos de deslocação curtos e a elevada disponibilidade técnica de todos os aerogeradores (nos últimos anos, em média, superior a 98,5 %).

Para oferecer uma assistência técnica eficiente, existem equipes de profissionais nos escritórios (serviço interno) que colaboram diretamente com as equipes de técnicos no terreno. Mais de 100 colaboradores ocupam-se da gestão do Wobben/ENERCON Service a nível mundial, tanto no âmbito técnico como no setor comercial. Cada cliente tem uma assistência personalizada na sua central do Service. Desta forma, se fomenta a confiança entre a Wobben/ENERCON e os seus clientes e assegura-se que o técnico dispõe de conhecimentos detalhados sobre as condições do local de implantação dos aerogeradores.


Serviços oferecidos pelo ENERCON Service:

  • Manutenção e reparação de todos aerogeradores instalados pela Wobben/ENERCON
  • Gestão do aerogerador através de um sistema de monitorização remota
  • Garantia da disponibilidade técnica dos aerogeradores assistidos pela Wobben/ENERCON
  • Assistência aos clientes em todas as questões técnicas e comerciais
  • Ações de formação para as entidades operadoras

Todos os aerogeradores Wobben/ENERCON estão ligados ao sistema de monitorização remota através de um modem. Se o aerogerador comunicar uma avaria, a central do Service e o escritório responsável são imediatamente informados através do sistema de monitorização de controle remoto SCADA. A mensagem é enviada automaticamente para o software de planejamento de intervenções da Wobben/ENERCON e é visualizada de imediato pelo técnico no escritório. Através do sistema de localização especial GIS (Geo Information System - Sistema de informação Geográfica), o software de planejamento de intervenções seleciona a equipe de técnicos do Service mais próxima do aerogerador. Os chamados Pentops (computadores portáteis robustos com ligação à central do Service) permitem às equipes de técnicos ter acesso a todos os documentos e dados específicos sobre o aerogerador em qualquer lugar. Deste modo, se garante que qualquer manutenção seja processada de forma rápida e eficiente. Assim se estabelece um novo padrão na gestão da assistência técnica (Service).

Mais de 2.500 colaboradores garantem a fiabilidade da assistência técnica a nível mundial.