Através do ENERCON PartnerKonzept (EPK), o cliente tem a garantia de uma disponibilidade alta e consistente do aerogerador até quinze anos de operação e com custos de operação calculados. Desde a manutenção, passando por inspeções de segurança até à conservação e reparação, todas as eventualidades têm cobertura em um  único contrato. O EPK converteu-se já em uma característica reconhecida da qualidade da Wobben/ENERCON, pela sua grande fiabilidade, para além da sua rentabilidade. Mais de 85% de todos os clientes nacionais e internacionais celebraram o contrato ENERCON PartnerKonzept (EPK).

Danos resultantes de eventos imprevisíveis, como por exemplo fenômenos naturais e vandalismo, podem ser cobertos por meio de um seguro adicional EPK, especialmente desenvolvido para o efeito. Significativamente mais econômico do que um seguro convencional para falhas em máquinas, o seguro adicional EPK já está incluído nas propostas das seguradoras mais conhecidas.

 

Estruturação de custos baseada no rendimento

Os custos do ENERCON PartnerKonzept têm como base o rendimento anual do aerogerador. O cliente paga uma taxa base, dependendo do tipo de aerogerador, e uma taxa adicional baseada no rendimento. Nos anos com ventos favoráveis e bom rendimento, os clientes pagam mais. Contudo, nos anos com pouco vento e rendimento mais fraco pagam menos. Esta estruturação de custos do EPK baseada no rendimento permite um equilíbrio do lucro anual do aerogerador.

Para minimizar os custos para o cliente, particularmente durante os primeiros cinco anos de funcionamento, a Wobben/ENERCON assume metade dos custos do EPK durante esse período de tempo. Somente a partir do sexto ano, o cliente assume os custos por inteiro. Uma vantagem clara de liquidez para o operador/cliente.

 

Segurança da assistência técnica a nível mundial

As despesas da logística de peças de substituição dependem em grande parte do local em que se encontra o aerogerador. Como se trata de uma empresa internacional, a  ENERCON faz a distinção entre duas variantes do seu contrato ENERCON PartnerKonzept: na Europa (EPK I), a ENERCON assume a totalidade dos custos de manutenção, conservação e reparação. Fora da Europa (EPK II), a Wobben/ENERCON e o cliente repartem o risco de possíveis defeitos nos componentes principais do aerogerador. A Wobben/ENERCON assume os custos de materiais e a substituição no local, enquanto que o cliente assume os custos de transporte e da grua, bem como da possível perda de rendimento. Por esta razão, a taxa anual para o EPK II é consideravelmente mais baixa do que a taxa para o EPK I.