Dúvidas

1

O que é Energia Eólica?

Abrir

É a energia contida no vento. É energia cinética, ou seja, energia em movimento. Eólica vem de Éolo (Deus do Vento) da mitologia grega.

2

O que é / Como funciona um aerogerador?

Abrir

Um aerogerador, ou turbina eólica, ou popularmente “catavento”, é basicamente um conversor de energia (WEC = Wind Energy Converter), que converte a energia cinética (energia em movimento) do vento em energia elétrica.
Da forma mais simplificada possível: o vento passa pelas pás do aerogerador e as movimenta. As pás giram e ao fazê-lo movimentam um gerador, onde é criada uma corrente elétrica que, por sua vez, é transmitida para a rede de distribuição.

3

Quanto um aerogerador gera de energia elétrica?

Abrir

Isso depende de vários fatores, e os principais são: A potência máxima para a qual o aerogerador foi projetado, a velocidade do vento, a localização geográfica do aerogerador e muitos outros.

4

O que é preciso para instalar uma Usina Eólica?

Abrir

Para implantação de uma usina eólica é necessário, primeiramente, definir a(s) área(s) e analisar o potencial eólico nestes locais.  No site www.cresesb.cepel.br é possível consultar o Atlas Eólico Brasileiro.
 
Entretanto, para iniciar de fato os estudos de viabilidade, é necessário medir o vento por um período mínimo de um ano para avaliar um regime de ventos adequado, ou seja, se as velocidades médias anuais são suficientes para gerar energia elétrica de forma comercialmente viável. Para um projeto ser atrativo (em termos de potencial eólico), a velocidade média do vento no período medido deve ser acima de 7 m/s (obtido através da instalação de uma torre de medição no local). O custo médio para instalar uma torre com todos os equipamentos, realizar a medição, armazenar os dados e certificá-los é de R$ 1.000.000. A área deve estar regularizada e com as respectivas licenças ambientais.
 
É importante também analisar as características topográficas e de vegetação da região. O ideal seria um local com topografia plana ou suavemente ondulada e vegetação rasteira (até 1 m de altura). Acima disso, devem ser respeitados os afastamentos maiores. Isto serve não só para vegetação, mas também para edificações em geral e instalações elétricas.
 
Com o potencial eólico e área definidos, deve ser elaborado o projeto de Micrositing, no qual é definido o layout da usina, tipo de máquina, fabricante, altura da torre, potência instalada, previsão de geração anual e o respectivo fator de capacidade.
 
No terreno selecionado devem ser feitos estudos de solo e sondagens de modo a determinar as características do mesmo, como resistência a cargas e identificar se há influência do lençol freático. Dessa maneira é possível definir, ainda que previamente, qual tipo de fundação será necessária.
 
Deve ser analisada também a infra-estrutura de abastecimento de energia. É importante identificar as subestações mais próximas, definindo as distâncias do local de estudos até onde seria feita a conexão da usina. A Linha de Transmissão é geralmente cara e quanto mais próxima for até o ponto de conexão, mais atrativo fica o projeto. Posteriormente deve haver também os estudos de conexão a rede, tal como a "Consulta de Acesso a Rede" e o "Parecer de Acesso Conclusivo à Rede".
 
A definição do preço está totalmente ligada às características do projeto, como: infra-estrutura viária, infra-estrutura de rede elétrica, tipo de solo, classe de vento, características do terreno e incluindo, obviamente, o aerogerador (fundação, torre, pás, nacele e transformador). 
 
A definição do aerogerador é feita somente na elaboração do projeto de micrositing, no qual são analisados os dados de vento, terreno, potência instalada, simulação de geração e fator de capacidade. Só então se pode determinar se a usina eólica é viável tanto técnica como comercialmente.
 
A Wobben atua apenas como fornecedora de aerogeradores. Por este motivo, todos os estudos, projetos e licenças ficam a cargo do investidor.

5

A energia eólica é cara?

Abrir

Não, o custo de instalação equivale ao de uma pequena central hidrelétrica de capacidade semelhante ou de uma térmica a gás.
E o custo da energia gerada equivale hoje no Brasil aos custos médios de outras fontes como térmicas a gás, ou seja, a energia eólica é cada vez mais competitiva em preço com as fontes convencionais.

6

Como sei em qual área é possível instalar uma Usina Eólica?

Abrir

Depende. Se houver espaço e vento em regime adequado, teoricamente pode-se instalar um aerogerador ou mais aerogeradores em quaisquer locais. No caso de pequenas propriedades existem geradores feitos no Brasil com potência compatível com o consumo de uma casa, ou pequeno negócio.

7

Qual é o Potencial Eólico do Brasil?

Abrir

O potencial é imenso: Cerca de 250 000MW, ou seja, mais que o dobro de tudo que o Brasil tem instalado hoje em Hidrelétricas, Térmicas, Eólicas, etc.

8

Existem normas brasileiras sobre Energia Eólica?

Abrir

Sim, a norma NBR-IEC 61400-1 – trata do assunto dos requisitos de projetos de aerogeradores já está publicada em português.
As normas IEC 61400-21 que trata do assunto de qualidade de energia e IEC 61400-12 sobre medições do vento estão previstas para serem publicadas em 2010, em português.

9

Como funciona o leilão?

Abrir

De forma muito resumida, os investidores que querem participar do leilão, submetem seus projetos com todos os dados preliminares para aprovação da EPE – Empresa de Pesquisa Energética e ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica.
Os investidores com projetos qualificados (habilitados), no dia do leilão apresentam os valores em reais que estão dispostos a vender a energia (em MWH – Megawatt hora). Os projetos com menor preço de venda da energia são os vencedores, até um limite fixado pelo governo, via EPE e/ou ANEEL.
Em seguida, os investidores assinam o contrato de venda da energia por 20 anos e constroem as usinas com os aerogeradores dos fabricantes que escolherem.

10

O que é Complementaridade Energética?

Abrir

É quando duas fontes de geração de energia se complementam.
No Brasil, por exemplo, nos períodos secos (de pouca chuva), quando os reservatórios das hidrelétricas estão mais baixos, é justamente a época de mais vento e vice versa.
Assim, a energia de fonte hídrica pode ter seu complemento ideal com a energia de fonte eólica.

11

Por que é importante a utilização da energia eólica a longo prazo?

Abrir

Por vários motivos: por exemplo, o Brasil tem um crescimento projetado que exigirá a entrada em operação do maior número possível de usinas geradoras de energia, sem as quais as atividades econômicas e o progresso não ocorrem.
É importante também que as novas fontes energéticas sejam limpas e renováveis, de modo a contribuir com o meio ambiente.
O Brasil tem um dos maiores potenciais da terra para geração de energia de fonte hídrica, eólica e biomassa. Todas essas fontes, além disso, são complementares entre si, assim sendo o aproveitamento destas 3 fontes é vital para o futuro do país.

12

O Brasil tem fabricação de aerogeradores?

Abrir

Sim, a Wobben / Enercon está instalada no Brasil desde 1995 e fabrica aerogeradores completos de grande porte. Recentemente foi instalada também a fábrica da Impsa e outros fabricantes também estão instalando-se no Brasil.

13

Quanto tempo leva para construir uma usina eólica?

Abrir

Em média de 6 a 18 meses, dependendo do tamanho da usina.

14

Como é realizada a medição do vento?

Abrir

Através de torres com alturas que variam de 30 a 100m, geralmente nas quais são instalados sensores de velocidade e de direção do vento (anemômetros).

15

A energia eólica gera empregos?

Abrir

Sim, a energia eólica gera milhares de empregos, já existem cerca de 10 mil empregos entre fabricantes, fornecedores diversos e prestadores de serviços no campo eólico.
Para cada MW instalado cria-se geralmente 10 empregos no setor eólico de um país.

16

Porque a energia eólica tem um mercado em crescimento?

Abrir

Porque é totalmente limpa, eficaz e tecnologicamente avançada. No mundo já existem cerca de 200 mil MW instalados e o setor cresce, em média, cerca de 25% ao ano.

17

O que é um anemômetro?

Abrir

É um equipamento que mede exclusivamente a velocidade do vento. A direção do vento é medida pelo chamado “Wind Vane” ou popularmente Biruta, que geralmente está acoplado no mesmo suporte que o anemômetro.

18

Onde consigo um atlas de potencial eólico?

Abrir

O atlas de potencial eólico do Brasil está disponível no site da Eletrobrás.

19

Onde consigo obter mais informações?

Abrir

Livro “Energia Eólica” da autoria de Ronaldo Custódio, no site da Eletrobrás, no site Canal Energia, da ANEEL e da EPE.

20

A energia eólica promove o desenvolvimento sustentável?

Abrir

A eólica é talvez a maior promotora de energia sustentável, por ser totalmente limpa e renovável e por gerar uma quantidade de energia ao longo de 20 anos (que é o mínimo de vida útil de uma usina), milhares de vezes superior a energia que foi gasta na fabricação dos aerogeradores, na construção e na manutenção das usinas.

21

O que são créditos de carbono?

Abrir

De uma maneira simplificada, créditos de carbono são valores que são pagos por empresas que geram energia de fontes poluentes/fósseis (carvão, óleo, etc.) a outras empresas que geram energia de fonte limpa e renovável, como a eólica.

22

Porque o Brasil precisa elaborar um programa de estado de longo prazo para a energia eólica?

Abrir

Porque todos os países onde a eólica se transformou em sucesso, tiveram uma política energética de longo prazo que incentivou os investidores e os fabricantes. Sem políticas de longo prazo, os fabricantes de aerogeradores e os investidores em energia eólica deixam de existir.

23

O que é PROINFA?

Abrir

É um programa que terminou em 2011 e que foi feito para incentivar a energia eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas, com instalações de um total de 3 mil MW entre essas 3 fontes.

24

Porque utilizar energia eólica?

Abrir

Porque o Brasil e grande parte dos países do mundo têm um enorme potencial eólico. Junto com a solar são as fontes mais limpas e renováveis do planeta.

25

Qual a eficiência média de um aerogerador no Brasil?

Abrir

O fator de capacidade média das usinas eólicas no Brasil é acima de 40%.

26

Como é feito o monitoramento das usinas?

Abrir

Os aerogeradores instalados pela Wobben / Enercon são monitorados pelo sistema Enercon SCADA, que permite acompanhar a produção em tempo real.

27

Quanto está sendo produzido em média hoje na Wobben?

Abrir

Estamos entregando cerca de 600 MW dos últimos leilões e produzindo componentes (pás e geradores) para exportação. Dessa forma, é possível entregarmos novas usinas já em 2012 / 2013.

28

Qual a capacidade de produção da fábrica de Sorocaba, Pecém e Parazinho por ano?

Abrir

500 MW por ano.

29

A Wobben só fabrica o aerogerador ou também entrega usina eólica completa?

Abrir

Também entregamos usinas completas, além de oferecer operação e manutenção.

Dúvidas ? Mande a sua para Wobben
*Campos Obrigatórios