Programas Sociais da Wobben Windpower

Com o compromisso de compartilhar valores corporativos com a sociedade, a Wobben WindPower desenvolveu programas sociais que interagem de forma direta com a comunidade, contribuindo para o bem-estar social.

Esses programas se apoiam nos princípios da Política de Gestão Integrada da Wobben Windpower, visando sempre a Segurança, Saúde Ocupacional, Qualidade e Meio Ambiente.

Atualmente, a Wobben promove quatro projetos sociais e conta com cerca de 20% de seu quadro de colaboradores como voluntários. Cada projeto é coordenado por dois colaboradores responsáveis.

O projeto Ouça Nossa História consiste em visitas mensais as instituições que acolhem idosos, onde nossos voluntários passam a tarde com eles em um momento de companheirismo e descontração. Esse programa não só envolve a empresa e a instituição, mas é aberto a receber familiares, amigos e voluntários que tenham disponibilidade para participar desses encontros. Em eventos especiais durante o ano compartilhamos com eles nossa fraternidade e carinho.

No ano de 2016 foram realizadas 11 visitas, dentre elas confraternização de final de ano para 103 idosos, na qual a Wobben contribuiu com alimentos, bebidas e prêmios para jogos de bingo. Este ano, a previsão é manter o número de visitas, duas delas já realizadas no início do ano com inauguração do “Cine Idosos”, onde  a Wobben doou um projetor. 

O projeto Ventos da Arte visa identificar talentos artísticos entre nossos colaboradores para que possamos, através da arte (teatros, músicas, artesanatos, entre outros) contribuir com os demais projetos. Nele, procuramos extrair o que há de melhor no lado artístico dos nossos voluntários para passarmos toda a alegria e diversão ao público ouvinte. Buscamos com esse projeto levar informações de uma forma divertida atrelada ao comprometimento da organização com a responsabilidade social. Essa interação junto aos demais projetos faz do “Ventos da Arte” um respeitável programa voltado à sociedade.

Em 2016 as apresentações teatrais “Chapeuzinho Vermelho e o Porco Saudável” e o “Julgamento” procuraram despertar crianças e colaboradores com temas para reflexão e conscientização dos mesmos quanto ao impacto de suas ações. A primeira peça foi assistida por 430 crianças, realizada no Dia das Crianças nas dependências da Wobben WindPower, onde ocorreu a arrecadação de brinquedos doados no Lar Casa Bela e Coeso. A segunda foi assistida por 164 colaboradores, cuja apresentação foi realizada durante a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidente no Trabalho e Meio Ambiente. 

O projeto Ventos que Transformam propõe a união dos voluntários para realização de reformas rápidas e revitalizações das instituições que necessitam de melhorias, contribuindo com o acolhimento e conforto aos assistidos por essas instituições. Esse projeto tem como procedimento o agendamento de visitas para avaliar a necessidade dessas instituições.

Em 2016 foi realizada a reforma de uma unidade da Creche Coesa cuja entidade atende 140 crianças. Nela, contamos com a participação de 58 colaboradores voluntários da Wobben que se disponibilizaram a contribuir com a melhoria.

As reformas e revitalizações desse projeto são assistidas dentro do período de um dia, proporcionando grande surpresa e satisfação às entidades. Os resultados são muito além do esperado em virtude da grande dedicação e empenho de toda a equipe. 

O projeto Ventos a Favor tem como objetivo levar a conscientização ambiental (ênfase em energia eólica) às crianças, adolescentes e adultos. Os voluntários se dispõem a realizar palestras sobre energia e cuidados ambientais com a intenção de atingir a comunidade indo aos seus encontros ou recebendo-os na empresa. 

Em 2016 foram realizadas 13 visitas, 11 ocorreram na empresa e 2 externas, com participação de 390 visitantes. Nesse mesmo ano, a UNESP trouxe à Wobben alunos de engenharia da California State University (CSUF), para conhecerem nossas instalações e produtos, além de participarem de palestras.