Obras em andamento da Wobben Windpower - Parque Eólico JAU e Parque Eólico Aventura

O complexo eólico JAU, composto pelos parques Jericó, Aroeira e Umbuzeiro, cujas iniciais dão o nome a este complexo, está localizado no município de Jandaíra/RN.

As obras foram iniciadas em fevereiro de 2017 e a montagem dos 42 aerogeradores E-92 deve ser finalizada até o mês de setembro deste ano. Toda a obra civil do parque já foi praticamente concluída, incluindo a concretagem das fundações das torres. Os guindastes já iniciaram as montagens das torres de concreto de 97 metros de altura e o içamento dos aerogeradores.
 

Um contingente de aproximadamente 200 pessoas, entre colaboradores da Wobben e subcontratadas, está trabalhando na construção do parque eólico. As torres de concreto são fornecidas pela fábrica de torres da Wobben em Juazeiro/BA, as pás pela fábrica de Pecém/CE, os segmentos de aço por Guaíba/RS e os aerogeradores pela fábrica de Sorocaba. Com distâncias que chegam até 4.000 km, a logística complexa é um dos maiores desafios desse projeto.


Parque Eólico Aventura


O parque eólico Aventura, localizado no município de Touros, Rio Grande do Norte, fica aproximadamente a 60 km de distância do parque JAU. O parque será composto por 12 aerogeradores E-92, também com torres de concreto de 97 metros. A obra civil de construção, tanto dos acessos quanto das fundações, foi iniciada em maio de 2017, sendo o início da montagem dos aerogeradores previsto para o mês de agosto e a finalização até janeiro de 2018.