Nova Fábrica de Torres da Wobben Windpower em Guaíba

A nova fábrica de torres entrou em operação em setembro de 2016, onde ocorreu a produção do 1º segmento de torre, situada no Rio Grande do Sul, na cidade de Guaíba.

Esta fábrica foi projetada para a produção de torres de aerogeradores, tanto de aço quanto de concreto. O prédio principal das instalações tem em torno 14.000 m², em uma área total de 147.327.12 m².

Atualmente, a fábrica de torres Guaíba produz segmentos de aço para atendimento dos projetos eólicos. Os processos produtivos para os segmentos de aço são voltados à caldeiraria pesada, sendo os mesmos utilizados para composição de grandes embarcações. Nesses processos são utilizadas técnicas como corte a plasma, chanfradura (recorte de modo a formar ângulos), calandragem (encurvadura ou desempenamento de chapas de metal após passá-las na calandra), soldagem (por arco-submerso, por oxicorte, etc.), além de outras não menos importantes aplicadas em chapas metálicas de até 50mm de espessura e com massa de até 5.200 kg para conformá-las em segmentos de aço que irão compor a torre propriamente dita.
 

Essa conformação dá origem a dois tipos de segmentos S1 e S2. O segmento S2 é o penúltimo colocado nas torres que atualmente são produzidas na empresa e o derradeiro S1 é o segmento no qual é fixado à nacele do gerador.